Reembolso

Como a Upubli funciona?

A Upubli é uma plataforma que faz a conexão entre empresas e influenciadores digitais para trabalhos de divulgação de marca. Os detalhes e pagamentos desses trabalhos são acordados entre as duas partes.

Quando uma empresa aceita uma proposta para um projeto, ele faz um pagamento em garantia, que fica com a Upubli até o final do trabalho. Quando o trabalho é entregue, o pagamento é liberado ao influenciador.

A Empresa e o Influenciador administram o trabalho, e quando não há acordo quanto ao resultado, ou algum problema em um projeto em andamento, a Upubli pode interferir. Quando há problemas no projeto, ele pode ser cancelado, com um possível reembolso ao cliente. (verifique nossa Política de Cancelamento de Projetos).

Reembolso

O reembolso será feito à uma conta Paypal, informada pelo cliente no cadastro.

Valor do reembolso

Se o cliente contratar um influenciador e o projeto for cancelado por culpa do profissional, o reembolso será de 100%. Em alguns casos um pagamento parcial pode ser devido (ver política de cancelamento de projetos por preço fixo para clientes)

Caso o cliente decida cancelar o projeto unilateralmente, sem justificativa e antes do trabalho ser realizado pelo profissional, o reembolso que a Upubli oferece é de 85% do valor total do projeto

Política de Cancelamento de Projetos

A Upubli pode oferecer uma mediação ou arbitragem entre as partes.
Na mediação, tentaremos encontrar uma solução conciliatória para o problema e ajudar na comunicação entre empresa e influenciador, tentando possibilitar que o projeto seja finalizado conforme previsto. Nesse momento, podemos também dar um ultimato a uma das partes, para evitar que o projeto entre em arbitragem.
Quando um acordo não é possível, a Upubli realiza uma arbitragem. Nesse caso, atuamos como árbitros e decidimos como o projeto será finalizado, assim como qual porcentagem do pagamento será realizada ou não. Nesse caso, você ou o profissional podem receber uma violação, que ficará visível na conta Upubli. Isso ocorre quando concluímos que uma das partes não respeitou os termos do projeto.
A Upubli garante que você só paga se o trabalho for feito conforme o combinado, e em nossas arbitragens analisamos todo o histórico do projeto para tomar a melhor decisão. Se o profissional não cumprir com a parte dele, nós reembolsamos o valor pago.
Quando você aceita uma proposta, você aceita que a Upubli trabalhará como árbitro em caso de problemas, e se submete às decisões do site. Trabalhamos para decidir de forma justa e correta, analisando cada caso individualmente.
Nessa lista você pode ver algumas razões que podem justificar  o cancelamento de um projeto, por responsabilidade do profissional ou do cliente.

1.     Quando o profissional para de se comunicar por um período de tempo longo demais.

Posso solicitar o cancelamento do projeto nesse caso?  Sim

A Upubli considera que é responsabilidade principalmente do influenciador manter registros dentro do sistema de mensagens, informando sobre o andamento do trabalho. Se verificarmos que não há mensagens periodicamente e que o influenciador não atualiza o cliente, o projeto pode ser cancelado.

Em um primeiro momento, normalmente tentamos dar um ultimato ao profissional para que ele finalize o trabalho.

2.     – Quando há atraso injustificado do profissional

Posso solicitar o cancelamento do projeto nesse caso?  Sim

Se verificarmos que o atraso não tem um motivo, e que o prazo de entrega não foi respeitado, você pode solicitar o cancelamento do projeto. Em um primeiro momento a Upubli dará um ultimato para que o profissional finalize o trabalho, e se isso não ocorrer o projeto pode ser cancelado.

Em um projeto longo, um pequeno atraso não justifica o cancelamento. Se a duração do projeto for de 30 dias e o atraso de apenas 1 dia, por exemplo, o projeto só pode ser cancelado se verificarmos falta de comprometimento do profissional com o projeto.

3.     – Quando o profissional promete entregas mas nunca as realiza

Posso solicitar o cancelamento do projeto nesse caso?  Sim

Nesse caso, a Upubli analisará o histórico do projeto para verificar o comportamento geral do profissional em relação ao trabalho. Se verificarmos que ele posterga o prazo e promete entregas sem a intenção de fazê-las, podemos cancelar o projeto.

4.     – Quando o cliente não gosta do resultado do trabalho

Posso solicitar o cancelamento do projeto nesse caso?  Depende

Nesses casos, a Upubli verificará o escopo do projeto e o trabalho entregue, para verificar a compatibilidade entre o trabalho realizado e o que foi combinado.

Se verificarmos que o trabalho tem qualidade inferior ao combinado, o projeto pode ser cancelado. Porém, se o trabalho for compatível com o escopo, mas não for do gosto do cliente, um pagamento parcial será devido.

5.     – Quando o influenciador não consegue realizar o trabalho

Posso solicitar o cancelamento do projeto nesse caso?  Depende

A Upubli considera que é responsabilidade principalmente do influenciador se informar o suficiente antes de iniciar um trabalho. Porém, o cliente deve ser claro no escopo do projeto e dar o máximo de informações sobre o trabalho.

Se a Upubli verificar que o cliente deu as informações necessárias, mas que ainda assim o profissional não conseguiu realizar o projeto, o trabalho pode ser cancelado.

Porém, se novas solicitações tiverem sido feitas após o aceite da proposta, ou se o cliente não se expressar corretamente ao informar suas necessidades,  um pagamento parcial pode ser devido, dependendo do caso e do trabalho que tiver sido efetivamente realizado.

8.     – Quando o cliente para de se comunicar com o influenciador

O projeto pode ser cancelado nesse caso? Sim

Quando você aceita uma proposta, você deve se comunicar com o influenciador e dar um retorno sempre que solicitado. Se o cliente não se comunicar por um período de tempo longo demais, o projeto pode ser cancelado e o influenciador pago, se ele tiver realizado o trabalho.

A Upubli nunca liberará os fundos sem tentar contato com o cliente antes disso. Porém, a falta de comunicação pode resultar no cancelamento do projeto e pagamento do influenciador.

Quando uma entrega é feita, você tem 3 dias para aceitar ou rejeitar a entrega. Se houver necessidade de um prazo maior para a análise do trabalho, isso deve ser combinado com o influenciador.

9.     Quando o cliente e o influenciador concordam em cancelar o projeto

O projeto pode ser cancelado nesse caso? Sim

A Upubli pode cancelar um projeto se ambas as partes concordarem. Porém, analisaremos o trabalho realizado para verificar a possibilidade de um pagamento parcial. Se o influenciador tiver trabalhado corretamente, ele deve receber um pagamento parcial.

Se a solicitação de cancelamento não for justificada, a comissão da Upubli pode ser devida em alguns casos.

Nosso trabalho também é cuidar para que os perfis dos usuários sejam compatíveis com seu real histórico no site. Assim, no caso de cancelamento, analisamos o histórico do projeto, e se verificarmos que uma das partes não cumpriu com o acordo inicial, ela pode receber uma violação, mesmo quando o cancelamento é de comum acordo entre as partes.

Em caso de problemas com um profissional, não hesite em entrar em contato conosco e pedir ajuda. Trabalhamos como mediadores e nosso papel é oferecer segurança na contratação. Não criamos obstáculos para o cancelamento, quando ele é necessário, e oferecemos um suporte para ajudar na recontratação de outro profissional.

Tentamos ser justos e analisar cada caso individualmente, sempre dando uma oportunidade para que as partes expressem seu ponto de vista. Por isso, pedimos o prazo de até 5 dias para finalizar uma arbitragem.